Sempre tive uma admiração enorme pelos fotojornalistas. Fotógrafos que tem a incumbência de capturarem o instantâneo sem chances de repetir, de procurar a melhor angulo, luz , sem as condições perfeitas de um studio.
Eis que sai o resultado do concurso realizado pela agência World Press o “World Press Photo Award”.
O primeiro lugar foi para um fotógrafo espanhol que capturou a imagem de uma mulher no Iemem com um homem ferido nos protestos contra o ditador local. Veja se não é a Pietá de Michelangelo atual:
Segundo lugar:
Fotógrafo italiano Paolo Pellegrin: Tsunami no Japão
Terceiro lugar fotógrafo Yasuyoshi Chiba com a foto de uma sobrevivente do tsunami japonês quando ela achou o diploma da filha nos escombros. Dá pra repetir essa emoção? Não, não dá.
Quarto lugar: Imagem do irlandês Ray McManus; foto é flagrante da partida de rúgbi entre os rivais Old Belvedere e Blackrock em Dublin, realizada em fevereiro: Não parece uma tela surreal?
Quinto lugar: Foto de Alejandro Kirchuk, da Argentina, tirada em fevereiro; imagem mostra mulher diagnosticada com Alzheimer em sua casa, em Buenos Aires. Pra mim é a trsiteza em estado sólido. Até o quadro na parede retrata essa tristeza.
Sexto lugar: Foto de Stephanie Sinclair, dos EUA. Meninas da foto se casaram, aos 6 anos com homens de 25 no Iêmen. Pedofilia? Reparem no contraste das pessoas com a paisagem atrás, não parece um cenário no fundo?
Sétimo lugar: Fotógrafo Damir Sagolj, da Bósnia e Herzegovina,com foto da capital norte-coreana Pyongyang, em outubro, onde se destaca a imagem do ex-ditador Kim Il-sung.
Oitavo lugar: Imagem foi tirada por Brent Stirton da África do Sul, Maria, uma viciada que trabalha como prostituta em Kryvyi Rig (Ucrânia), se não fosse tão deprimente diria que é uma puta foto (desculpem o trocadilho.
Nono lugar:
O fotógrafo Yuri Kozyrev, da Rússia,com um flagrante da revolta árabe em Ras Lanuf (Líbia), em março sangue frio e profissionalismo.
Décimo lugar:
Fotógrafo Laerke Posselt da Dinamarca fez o retrato que eu queria ter feito, difícil achar
mulher tão desprendida da estética em voga para aceitar fazer um retrato assim. Ela é uma atriz iraniana Mellica Mehraban
Olha a foto da indignação por Alex Majoli, da Itália, protestos na praça Tahrir, no Cairo : (Egito). Na minha opinião parece tema tela de Caravaggio:
Arte e vida condensados num clique.
Bom Domingo!
apesar da tragédia da vida destas pessoas, as fotos são lindas, pois denunciam situações de vidas anônimas que se não fosse por esses fotógrafos, não teríamos conhecimento
RispondiEliminaOi Di! Também admiro muito os trabalhos dos fotojornalistas.
RispondiEliminaAlgumas imagens são lindas e emocionantes, outras muito chocantes, que nos fazem revirar o estômago e ter muita indignação, como a foto de crianças que casaram com homens, triste demais.
Bjos, Lú.
Amo foto,talvez por não ser fotogênica, por não saber fotografar, mas principalmente pelo que elas falam, e vc é uma excelente tradutora.Bom domingo querida!
RispondiEliminaOI, DI!
RispondiEliminaLI SEU POST ANTERIOR INTEIRINHO! E VOCÊ TEM TODA RAZÃO, EM CADA UMA DAS PALAVRAS QUE ESCREVEU. A BELEZA ESTÁ EM VIVER BEM, E VIVER COM DEUS.
E ESSAS FOTOS? SÃO EXTRAORDINÁRIAS MESMO.
BEIJOS...BOA SEMANA PRA VOCÊ!
Lolita, a festa dos pijamas esta pra comecar.
RispondiEliminaPasse la em casa pra ver os detalhes.
Bjs!!
http://blogdarosemariarose.blogspot.com/2012/02/festa-de-pijamas.html
A primeira foto realmente é linda, além de passar uma informação. Aprendi na minha época de faculdade FOTOJORNALISMO tinha que ter informação!!!
RispondiEliminaObrigada por compartilhar essas belas imagens.
Obrigada pelo comment e beijo no Pedrinho
EliminaTinha que comentar aqui. Apesar de sempre ficar sem Fôlego ao ver imagens com tamanha intensidade de emoção.
RispondiEliminaMagnifica!
http://maniasdadiva.blogspot.com/
Olá Lola!
RispondiEliminaEssas fotos são muito fortes,mas trazem mensagens importantes q tb precisam ser vistas...
Passei pra dizer q tem selinho pra vc lá no blog.
Bjs!!!
Oi Lola, é a Vi, São artistas que conseguiram captar a realidade, sem que haja necessidade de palavras.
RispondiEliminaO olhar daquela prostituta tinha tanta amargura.
Muitos beijos,Vi
Realmente, são fotos que mexem com a gente. Queria conseguir fotografar assim.
RispondiEliminaAs fotos são belíssimas, toca fundo. Cada uma com sua representação, uma delas : a alegria ao encontrar o diploma da filha. Ecoa seus gritos!
RispondiEliminabjos
a foto no Cairo é impressionante!!!!
Eliminaaliás, todas sao né Lola?
Lola...de tanto ver seus comentários lá no face da Margaret,vim conhecer seu blog...e cheguei com essa postagem magnífica,adorei!Já estou te seguindo...voltarei sempre.
RispondiEliminaBjos
http://espacoartesanall.blogspot.com/
Essa seleção de imagens é magnífica! Um pouco de tudo nos olhos, nas paisagens, no tempo , no fato... Impressionante o que um olhar privilegiado diante de uma câmera é capaz de traduzir.
RispondiEliminaMaravilhoso este post. Parabéns.
Um abraço.
olá, como eu vivo dizendo: uma imagem vale mais do q mil palavras.. tb é um estilo que muito me atrai.. só não me atrai ficar no centro do acontecimento.. bjks LIN
RispondiElimina