Procure aqui o que voce perdeu

mercoledì 2 novembre 2011

Amigos

Hoje feriado de finados, estava decidida a ir ao cemitério, mais pela tradição na verdade. Meu pai que é falecido, quando vivo achava muito importante visitar os túmulos dos amigos que já se foram e todo ano vou visitar o dele e de minha mãe, mas meu filho Pietro me disse hoje: - Mãe, vai não. Pra que ir num lugar que só lembra sofrimento? Não fui. Deixei a morte para celebrar a vida com amigos.



































7 commenti:

  1. Di, sábia decisão! Lindas fotos! Viva a vida! ;o)

    RispondiElimina
  2. Eu sempre tive cisma de cemiterio....pensava assim como o Pietro...pra mim era um lugar de sofrimento...mas ai, nao faz muito tempo, minha grande amiga Marilucie, comecou a me chamar pra caminhadas de outono no cemiterio aqui da nossa cidade.....alias minha primeira experiencia em cemiterio foi em Paris. Estava la com meu marido e cunhado comendo pao com manteiga e tomando cafe num daqueles "bistros de beira de rua"e meu cunhado sugeriu que fizessemos a viagem guiada, organizada pra visitar o cemiterio do Pere Lachaise....achei a ideia tao estranha mas minhas opcoes eram ir ou ficar esperando por eles. Fui. Nao da pra explicar o quao extraordinaria foi esta experiencia...eramos um grupo grande, o guia era engracadissimo, o cemiterio lindissimo....andamos por horas....foi a primeira vez que coloquei os pes num cemiterio....valeu a espera.
    Mas voltando a minha amiga Marielucie.Nos tinhamos este habito de fazer longas caminhadas no cemiterio aqui da cidade. E enorme, e lindo e digo: Muito silencioso....ninguem pertuba a gente.....iamos pra la, sentavamos num banco e ficavamos horas a fio a conversar sobre os mais diversos assuntos, ela Professora de italiano, eu nesta epoca "mera dona de casa", a coisa ia de Sartre, passava por Camus e terminava nos maridos e nos filhos...tinha algo de transcendente nestes nossos passeios, tinha sol, ceu azul, folhas de todas as cores e muita paz.
    Outro dia passando perto deste mesmo cemiterio com uma amiga da minha filha, uma menina de 19 anos ela dizia que nao queria ser enterrada, que nao queria velorio, que nao queria ninguem la olhando pra ela morta por horas e horas....disse que nao entendia esta estoria de enterrar, esta estoria de cemiterio e que era uma perda de espaco.....
    Eu nao disse nada, uma das poucas vezes na minha vida em que fui capaz de manter minha boca fechada, minhas opinioes to myself, mas fiquei pensando o quanto esta velacao de um corpo, este vessel, que carrega nossa alma e tao importante pras algumas pessoas....tantas estorias ali naquele cemiterio...e como se fosse uma maneira na verdade de preservar pra sempre uma vida....que se foi... nas tumbas, nos nomes, nas datas de nascenca...nas datas em que se foram...nos arranjos de flores...entao na verdade acaba sendo um lugar de vida...de vidas que um dia foram...o cemiterio e um lugar cheio de vida....

    RispondiElimina
  3. Rose querida, Acho que cemitério é um lugar cheio de histórias, arte, paz e muita mas muita sensibilidade. Quando estamos lá estamos caminhando sobre a única absoluta certeza que temos: A morte. Mas loucas pra continuar caminhando sobre essa maravilhosa e louca dúvida: A vida.
    Amei ter lido vc. É sempre muito bom. Já te disse que gostaria de ser sua vizinha?
    bjao
    Lola

    RispondiElimina
  4. "A Morte: Unica certeza absoluta que temos."
    "A Vida: Maravilhosa e louca duvida."

    ************

    Lola, nos ja somos vizinhas...

    RispondiElimina
  5. Postar sobre a morte e um dia de finados não é muito fácil! Suas fotos retrataram pessoas sorrindo, curtindo a vida e é assim que deve ser. Sofrer, chorar, por quê? Concordo quando vc diz que o cemitério é um lugar cheio de histórias, arte, paz e sensibilidade. Costumo dizer que ele é o nosso último endereço de ossos, por que nós não estamos mais lá. Lá estarão os viventes tecendo a nossa história, ornando nossos túmulos e derramando suas lágrimas, quando nos visitam. Quem se foi, vive em cada um novamente.
    bjos

    RispondiElimina
  6. em quase 40 anos, fui 4 vezes só a cemitério, 3 para enterro e uma a passeio, visitar o túmulo da Simone de Beauvoir. Eu tinha feito esta promessa para mim mesma quando ela morreu e eu era adolescente. Amei realizá-la. Nao quero ir nunca mais, mesmo que morram parentes, porque me faz muito mal.

    Adorei as tuas fotos felizes, luz alegre, gente sorridente. Um beijooooo

    RispondiElimina
  7. Bom Lola, amei as fotos gente feliz! Momentos únicos que você retratou...

    Venho fazer o contraponto, pois detesto cemitério, quando tenho que passar por um até evito olhar, acho pesado, frio... não vejo beleza alguma... me desculpem vocês que apreciam, me admira a coragem da Rose que até caminha por lá meu Deus!
    ... talvez o cemitério de Paris tenha seu charme, como to acostumada a ver os de Sampa que em nada me atraem continuo com a mesma sensação... de horror! rsrs...

    é isso aí Lola... beijos

    RispondiElimina