Procure aqui o que voce perdeu

martedì 20 maggio 2014

Já saiu da rotina hoje?

A rotina apressada em que vivo quase dita quem eu sou, se não fosse um esforço tremendo meu em não andar pelo caminho mais fácil,  aquele trilhado pelos afazeres cotidianos eu não seria quem eu quero ser e sim quem as circunstância me moldaria.

Por exemplo, basta um minuto de distração e eu não deixo o motorista que está dando seta a meia hora, parando todo o trânsito na via contrária passar, por que afinal de contas tenho pressa...
Se não presto atenção eu saio correndo para o caixa do supermercado, atropelando a pessoa que estava se aproximando, porque claro tenho meus afazeres....
E para estacionar no shopping quando vou a academia? Quero parar na porta, afinal tenho minha rotina a ser cumprida e por favor não ouse ser mais esperto que eu.
A rotina é boa, nos dá segurança, mas ser dominada por ela a ponto de não prestar atenção ao próximo é muito ruim, deixar escapar das suas mãos o controle da sua vida e de quem você quer se tornar é uma pena.

Quer um exemplo?

Um dia desses estava na padaria, uma dessas grandes que é pizzeria, restaurante, confeitaria, panificadora etc. Percebi a minha frente que uma estrangeira estava com dificuldades de pedir o pão que ela queria. Eu, por um momento fiz de conta que não era comigo, estava com pressa, porém rapidamente  recuperei o controle da minha vida  e entendi que ela era de lingua espanhola e que poderia perfeitamente ajudá-la e assim fiz.
Ontem retornei a padaria,  estava na fila do caixa quando alguém sorrindo me deu um pacotinho, um agradinho desses que a gente pega ali na hora, eu surpresa a reconheci, era aquela senhora que depois soube,  é espanhola  queria me agradecer,  estava grata por eu ter prestado atenção nela, ter saído da minha rotina e ter oferecido um pouco da mim à ela. Ficou claro quando eu comecei a falar que eu não era espanhola, isso trouxe uma identificação maior ainda entre nós, pois a língua tem disso, ao mesmo tempo que separa, une.
Uma vez em NY os meninos estavam fazendo seu pedido, quando perceberam  pelo sotaque do garçom que ele era um hispânico, na mesma hora eles começaram a falar em espanhol, imediatamente ganhamos um sorriso lindo e  afetuoso do garçom, aquele sorriso que a gente dá quando se sente acolhido, quando a gente está com a nossa turma e novamente ficou claro que não éramos espanhóis, mas o fato de nos esforçarmos para falar a língua dele quando seria mais cômodo falar a lingua local, uniu, ligou. Tenho certeza que fomos as pessoas mais bem atendidas do restaurante hehehe.
No Japão aconteceu algo semelhante, mas no caso a pessoa era italiana.

Que o costumeiro, o obvio, o esperado nunca seja mais forte que a nossa essência, que possamos estar sempre disponíveis para uma simbiose única que é se misturar e trocar.

Tudo isso para falar que a rotina é boa, mas  reconhecer quando o melhor a se fazer é sair dela, traz mais sabor e viço aos nossos dias.
Esse foi um dia que saí da minha rotina para estar com ela (s)



Mas quem faz da sua vida uma rotina maravilhosa é a Dani Moreno. Quer ver? Clique AQUI





9 commenti:

  1. Gostei da reflexão! Penso parecido e procuro olhar no olho do outro, mesmo na correria. O bom dia ao porteiro fica mais completo quando a gente diz o nome dele. O obrigada no caixa na hora de pagar tem mais peso se pegamos o troco olhando para o atendente. Ensino isso para as crianças. Tratar o outro como gostaríamos de ser tratados melhora nosso dia a dia. Beijoooooo

    RispondiElimina
  2. Sair da rotina é o que eu gosto. Tenho me esforçado para manter a essência...
    Boa semana!
    Bjo.

    RispondiElimina
  3. Lola que belo texto. Realmente a rotina nos torna escravo dela mesma. Adorei o seu exemplo de pessoa.
    http://www.cantinhodali.com/2014/05/rotina-bcfotos.html

    RispondiElimina
  4. ai, sua linda!!! Que texto lindo!
    Amei a frase que vc escreveu sobre mim! Obrigada! <3

    vc é uma das minhas preferidas!
    beijo grande na bochecha

    RispondiElimina
  5. Você é ótima como escritora! Textos limpos, densos cheios de reflexões quase que escamoteadas, mas que ali estão. Também saio dela para sentir o outro! Claro que a minha rotina é mansa, tenho todo o tempo que eu quiser!, mas não perco um detalhezinho sequer pelo caminho! Um beijo!

    RispondiElimina
  6. Texto ótimo. Reflexivo.

    Gentileza gera gentileza em qualquer língua.


    beijo

    RispondiElimina
  7. Com certeza ter uma rotina não significa afastar-se do mundo que nos rodeia, podemos muito bem manter a rotina e interagir basta estar conectado.
    Abraço!
    Sonia

    RispondiElimina
  8. Beleza tuas reflexões.Lola! E que linda foto e momento fora da rotina que tanto faz bem! beijos,chica e um fds bem legal!

    RispondiElimina
  9. Quanta profundidade e reflexão nos seus textos!!

    RispondiElimina