Procure aqui o que voce perdeu

venerdì 13 giugno 2014

Que estranho chamar-se Diacuy.

"Ela entendeu algo de mim.

Foi isso que pensei quando entrei no carro pra voltar pra casa, depois de umas horas gostosa ao lado da Tereza. A conheci no facebook, como ela mora em um bairro "vizinho" ao meu,  marcamos em uma  livraria  para a gente se conhecer.

Mulher bonita, inteligente, bem humorada, falamos de arte, filosofia, filhos, marido e academia . reparem a ordem decrescente no quesito assuntos que agregam.

Uma vez comentei sobre luz e sombra na fotografia,
Ela me deu um livro sobre Caravaggio o pintor italiano que usava a luz  e a sombra para pintar um realismo dramático...."

Foi assim que comecei um post no dia que conheci a Tereza, porém nunca o concluí, apesar de chegar em casa super feliz e com vontade de contar a todos vocês o que tinha me acontecido. Faltou ânima.

Faz algum tempo que me sinto desafiada, pelo meu inimigo particular a trabalhar texturas na fotografia. "Preciso dominar a sombra e não temê-la."  Repito como um mantra. Esse assunto tem sido recorrente em  minhas viagens mentais. Tanto que comentei no facebook e a Tereza lembrou-se de mim quando viu o livro de Caravaggio.

Quando você quer uma coisa a ponto de pensar muito nisso, o caminho que te levará ao objeto do teu desejo se desenha sozinho ao seu redor, precisamos só reconhecer as pistas.
Estava em casa distraída com as tarefas domésticas, pensando na quantidade de fotos que tenho que tratar e de repente tive um lampejo: Vou ao cinema assistir: "Que Estranho Chamar-se Federico".
Segui a pista, deixei tudo pela metade, deixei filhos e fui.

Fazia tempo que não chorava no cinema, mentira eu chorei em A Culpa é das Estrelas, porém falo de outro choro, o choro que vem quando você se depara com o belo, com a arte, com algo mais que nem todos percebem, como um código secreto que só aqueles que o reconhecem são tocados.

O filme é uma homenagem de Ettore Scola á Fellini. Lindo! Me reconheci tantas e tantas vezes. Claro que não estou comparando Fellini com Baú da Lola Diacuy.
Fellini buscava inspiração nas ruas de Roma, saía pelas madrugadas a dirigir sem rumo na companhia de Scola, oferecia carona a transeuntes comuns, artistas de rua, bêbados, prostitutas e assim conhecia histórias de vidas e pontos de vistas diferentes, isso o enriquecia, o inspirava.
Quando eu preciso de inspiração, vou ao cinema. Preciso saber de onde vem a luz, pra  onde ela rebate, como ela se  dispersa, a luz  da volume ao plano, textura ao liso, cria sentimentos e percepções diferentes.
É com isso que alimento meu olhar e de alguma forma fico com minha sensibilidade ao novo enriquecida.
Fellini diz no filme que a criatividade não é algo que você busca. Criatividade é como uma doença, uma gripe, você não programa uma gripe, ela vem e te pega de surpresa e quando você vê está realizando,  os efeitos dela é inevitável.
Eu acredito que se a criatividade é como uma gripe ir ao cinema me torna mais exposta ao "vírus", ficando mais propensa a ter uma "crise" de criatividade.
E a locação do filme? Conheço cada rua, reconheço nomes,  me identifico com  língua,  até o humor italiano que considero pesado já me acostumei.
Quando Fellini fala de amor, mesmo pensando  em sexo, consegue ser genial.
E não posso esquecer : Ele era livre. Foi em toda a sua vida. Foi livre até para não ser um "ragazzino per bene".






23 commenti:

  1. Lindo e emocionante. Sim, concordo muito: criatividade é um vírus que nos ataca em alguns dias. E quando a gente cria, seja artesanto, comida, texto, a gente se renova. É uma terapia e tanto! Tenho visto uns 3 filmes por semana, me alimentando de arte, de risadas e de tristezas. Ler, ver boas fotos, ver bos filmes, tudo nos alimenta. Tem um texto da Martha Medeiros sobre isso. Eu me alimento aqui nos teus psts também, sabe? beijoooo

    RispondiElimina
  2. Que maravilha esse texto me identifiquei muito, porque adoro filmes e muitos deles me inspiram e incentivam muito, causando uma força e criatividade em meu coração se for assim também quero me expor a este vírus que alimenta nossa alma. Beijos

    RispondiElimina
  3. gosto muito de filmes, claro que no cinema melhor ainda, e vc escreveu muito bem sobre criatividade ela brota de repente, acho que são insites que não podemos desperdiçar e concordo que qdo vc deseja algo muito ela vem de alguma forma, tem prestar atenção nos sinais!

    RispondiElimina
  4. Que lindo texto, Diacuy!!! Concordo com vcs 3... Fellini, vc e Fernanda! Criatividade é um vírus... mas um vírus dos bons! Um vírus que deixa a gente mais leve, mais feliz, mais realizada, mais completa! Amo quando esse vírus toma conta de mim!

    beijoca, amore!

    RispondiElimina
  5. Gostei da definição, um vírus, que Deus o mantenha em mim, e que eu possa alimenta lo sempre que precisar; Concordo tb com a Fernanda qd criamos não importa o que, nos renovamos; Aaaa e isso é bom feito afago de mãe.

    RispondiElimina
  6. Lindo texto, Diacuy. Você escreve lindamente, com alma, com simplicidade, se desnudando. E cada um que vem é melhor do que o anterior.
    Confesso que pensei que ia falar de onde veio a inspiração para lhe chamarem Diacuy. rs
    No entanto, isso agora não tem a menor importância para mim. (coraçãozinho facebuqueano para você, nessa parte)
    Beijo, linda.
    Você é que nem a Amélia, mulher de verdade!

    RispondiElimina
  7. que interessante o ponto de vista sobre a criatividade
    realmente você não a escolhe
    ela vem e te pega

    Nanda
    beijokas
    Lindo Dia
    Mamãe de Duas
    Google+Nanda

    RispondiElimina
  8. Fantástico! Alimentar-se de tudo que é bom, de tudo que faz os olhos da gente brilhar, amo isso, amo muito. Criar e se renovar é algo fantástico, eu sempre busco em pessoas a minha inspiração. Fazer o bem é sempre bom. Post lindo e emocionante!

    RispondiElimina
  9. Criatividade que contagia,assim como suas palavras...seus textos!Busco sempre estar em contato com esse vírus,meu trabalho depende dele!!
    Boa semana!

    RispondiElimina
  10. Criatividade no meu caso, é preciso. E buscar inspiração é uma necessidade. Rsrs. Amei seu texto, aliás amo suas postagens.
    Bom finde,
    Bjos.

    RispondiElimina
  11. Vc arrasa até nos textos.
    E postagem sem foto?? Criativo.
    Vc voltou toda infectada do cinema, isto se percebe por suas palavras.
    Bjs

    RispondiElimina
  12. Que lindo te ler.As palavras, cheias de sentido!!! Adorei!!!um beijo ,lindo fds! chica

    RispondiElimina
  13. Ah, que lindo... assisti a um filme hoje - uma Cnação para Marion. Me alimentou também - foi uma surpresa. Peguei pelo nome do filme; não conhecia, nem tinha ouvido falar. Olhei 2 vezes, uma trás da outra. E vou olhar de novo - pq tem algo nele q mexeu muito, e muito.
    Que tenhas muita iluminação, sempre, em teu trabalho. Que é lindo.

    RispondiElimina
  14. Safadéééénha, eu confesso que vim porque queria saber o significado do teu nome... (vou mentir ??? rsrsrs)
    E encontrei um post delicioso, sem foto e com tanta emoção, vida e verdade !!!

    Amei, mas isso nem é novidade né ??

    Bjus 1000 Diaaaaaaaaaaaaaa !!!

    RispondiElimina
  15. Lola, acho que vc nasceu com esse vírus.....Talvez ele esteja em vc há muito tempo.. E nos últimos anos ele se rebelou de forma mais acentuada através da suas fotografias. Agora ele pede mais e vc terá que alimentá-lo, com novas formas, luzes e texturas. Que bom! Vc cresce naquilo que ama fazer e nós ganhamos a possibilidade de ver sempre coisas belas....Lindo texto. bjs

    RispondiElimina
  16. Suas palavras soaram como uma linda e romântica dança com a criatividade! Beijo!

    RispondiElimina
  17. Lindo, lindo! Bendito seja o "vírus" da criatividade!!! Bjs. ;)

    RispondiElimina
  18. Menina, você acertou no ponto! Confirmando que criatividade é um vírus.
    E que ele fique para sempre com os artistas, seja de que área for.
    Cada vez você está mais criativa!
    Linda postagem.
    Filmes nos dá experiência.
    Parabéns sempre pelos seus trabalhos! E que o vírus seja sempre mais forte rsrsr
    joturquezzamundial
    Beijos.

    RispondiElimina
  19. Que lindo post. Sensível e mesmo sem fotos, está cheio de cores e nuances.
    Vc nasceu com este "vírus" bem aflorado. Uma bênção!!
    Bjns
    :)

    RispondiElimina
  20. Uau que texto lindo, bem escrito, inspirador, olha com certeza vc pegou o vírus e já esta gripada de tanta criatividade, pois o texto demontra isso.

    Bjs

    Gélia

    RispondiElimina
  21. adoro qd tu escreves, é sempre bonito

    RispondiElimina
  22. Oi Di ! Que lindo ! Você é a única pessoa que conheço com esse nome, aliás nunca tinha visto seu nome, mas outro dia passei por uma rua aqui em Porto Alegre e tava lá Salão da Diacuy... lembrei de ti é claro !
    Bjos, Lú.

    RispondiElimina
  23. E por falar em fotografia, lembrei de você: http://abduzeedo.com.br/fotografias-de-comida-de-dar-%C3%A1gua-na-boca

    Tem foto que dá água na boa... as suas todas dão, até as que não são de comida! rs



    um beijo,
    Re

    RispondiElimina