Procure aqui o que voce perdeu

martedì 11 novembre 2014

Torta Mediterrânea e Matusalém.

Era uma tarde gostosa, nem frio, nem calor. O vento balançando as folhas das árvores e a gente tomando um café com bolo delicioso  que só ela saber fazer.
Aquela luz maravilhosa cor de ouro, fazendo um contra luz maravilhoso daquele jardim, me deu uma saudade.... 
- Saudades de que?
- De quando sua casa era cheia.
- Minha casa nunca foi cheia somos eu o H e o O
- Não! Tenho saudades de quando você tinha o motorista fulano, adorava ele, quando ia correr de manhã ele ia levar o O para escola passava por mim, buzinava, fazia uma graça, daquela sua funcionária  altona, bonitona parecia uma modelo e quando ela brigava com sua outra funcionária? Eu achava engraçado, elas queriam que você tomassem partido, pareciam crianças, tinham as enfermeiras da sua sogra, amava observar toda aquela engrenagem,  eu vinha com as crianças e eles se deliciavam com os sucos feitos por elas,  brincando de escorregar na grama, gargalhavam sem parar e   adoravam  suas guloseimas e gente ficava aqui observando a felicidade. Agora tudo mudou o O cresceu já tem seu apartamento,  sua sogra faleceu e estamos aqui nós duas. Tranquilas é verdade sem todo aquele movimento em volta, mas sinto falta daquela esfervecência.
- Você não tem saudades da minha casa cheia, você tem saudades de você naquela época. Das crianças pequenas... Eu não tenho um pingo de saudades,  as vezes tinha que sair de casa para ter tranquilidade era um tal de Dona aquilo, Dona isso, a senhora tem que...
- Pode ser,  tenho saudades de ter meus pequenos sempre ao meu alcance os levava onde bem entendesse, tudo estava bom pra eles, tenho saudades de ter saúde para minhas atividades físicas, não está sendo fácil ficar parada, a dor envelhece seja ela física ou emocional. No meu caso a tenho as duas. Putz de uma hora pra outra me tornei Matusalém.
- Veja quanta coisa boa aconteceu durante o tempo que passou: Você tem sua profissão, enfim pode canalizar sua criatividade, tem mais tempo que é tudo que a gente clama quando temos filhos pequenos, hoje podemos ir ao cinema juntas, ver exposições é tão bom esses nossos programas, pelo menos eu acho.
- Eu também rsrsr

Já que eu tenho mais tempo, resolvi fazer uma torta salgada como entrada para o jantar já que é uma torta super leve.


Massa para torta pode ser daquelas que você. compra pronta congeladas ou você pode fazer tipo massa para quiche.
Use sua receita para torta salgada que preferir.


Na receita do livro fala em beringela, mas você pode substituir pelo legume/verdura que te agrada mais.

Grelhe a abobrinha, ou beringela ou pimentão seja lá o que você escolher para fazer.

 Tomates cereja

 Mussarela de búfala

 Eu uso sal grosso para temperar a abobrinha.

 Olivas

Coloque os ingredientes numa bacia.


 Umas folhas de manjericão.

Gente não é uma floresta de manjericão, eu gosto de sentir o sabor individual dos ingredientes, desisti de pedir pizza margerita  porque colocam a planta inteira. É só uma folhinhas. Os italianos e franceses nunca exageram na quantidade das ervas como se faz por aqui. Acho que a finesse da culinária deles vem dessas pequenas sutilezas.

 Nem usei todo esse galhinho.


Tempere com azeite e  pimenta veja se está bom de sal.

 Forre assadeira com a massa que você fez. E coloque as verduras.

 Ajeite tudo pra ficar bem bonito


Depois de assada é só servir.

Gosto de tomar vinho branco com essa torta, pois os ingredientes são frescos eme lembra o verão, onde temos uma maior diversidade de verduras e legumes frescos.


2 commenti:

  1. Linda torta vou fazer, mas vou por uma floresta de manjericão fresco, amoooo. E nada de ter saudades de um tempo bom, que já passou, quando se sabe que se vive um tempo ótimo atualmente. É o meu caso, é o teu caso. Beijooooo

    RispondiElimina