Procure aqui o que voce perdeu

venerdì 3 gennaio 2014

Eu preciso dizer que te amo.

Não sou muito de elogiar publicamente minhas crias, prefiro dizer o que penso aos próprios. Ao contrário quando alguém os elogia, acho sempre que exageram. Talvez porque acho meio inocente o fato da maioria das mães acharem genial o que seria corriqueiro nos seus rebentos. Eu já contei aos amigos no face  que as vésperas do campeonato de basquete o Francesco veio me contar que o adversário seria o Mackenzie, ao invés de como toda mãe normal incentivar, eu disse logo: Ihhh vcs vão perder! Ele ficou puto e nem preciso dizer que o time dele ganhou.
O Pietro ao longo de 2013 viajou diversas vezes com o Paolo para NYC, visto que não prejudicava seu desempenho escolar eu autorizei e Paolo comentou diversas vezes: Pietro está entendendo e falando bem inglês. Eu desconfiada que sou, pensei: Pura corujice já imaginei o Pietro: "The books on the table". Só comecei a pensar que talvez fosse verdade quando ele começou a comprar livros na língua original - inglês e a lê-los.

Foi então que a vida quis me contar uma história e ela sempre quer:

Paolo viajou para o Japão vinte dias antes da gente, eu fui sozinha com as crianças e quando chegamos no aeroporto de Abu Dhabi onde tínhamos conexão, era assustadoramente grande um shopping center de luxo, Pietro foi até um funcionário do aeroporto pediu informação, explicou a situação e resolveu tudo.

Quando chegamos em Tokyo na imigração, apesar de não precisarmos de visto pois somos italianos, não escapamos das perguntas, Pietro respondeu todas e ainda foi simpático.
Estou falando de um garoto de 14 anos que nunca frequentou uma escola de inglês, nem ele nem o Francesco, por falar em Francesco ele pede informação e faz o pedido dele nos restaurantes. Digo isso mas não quero dizer que são gênios, talvez ajude o fato de que desde que saíram do "cirquito pixar" nunca mais viram filmes dublados, traduzem as músicas que gostam e tiram dúvidas com o pai, também o fato de falarem outras duas línguas ajuda, como se a mente já estivesse condicionada a outros idiomas.

Escrevo isso porque fiquei surpresa com meu menino e porque devo reconhecer que não prestei atenção nele durante esse último ano, sabe como é falta de tempo e tals, me surpreendi para o bem, mas poderia não ser assim. Escrevo aqui meu mea culpa e como promessa de inicio de ano, quero estar mais próxima dos meus filhos.

Eu diante de tudo isso?
The books on the table.



19 commenti:

  1. Ai que fofo. Fofo mesmo pois você reconheceu (que bom) onde tem que melhorar.
    Parabéns pela familia linda e pelos filhos maravilhosos.
    P.S: Estamos adorando tua ida ao Japão, estamos viajando junto contigo pelas imagens.
    bjossss e aproveitaaaaaaa!

    RispondiElimina
  2. Ahhh que orgulho, hein?
    Parabéns pelas crias interessadas em aprender!

    Beijos.

    RispondiElimina
  3. Que fofoooooo!!!!!!
    Tambem to curtindo muito as fotos!
    Divirtam-se!

    RispondiElimina
  4. Muito legal essa surpresa!!! Parabéns para eles e especialmente para vc que é uma mãe especial. Também não sou de elogiar muito os meus, acho que fazemos isso até mesmo para protege-los e prepará-los... uma vez li que os elogios muitas vezes atrapalham... depois procuro a reportagem. Grande bj!!

    RispondiElimina
  5. Que bacana!!! Poder oferecer estas oportunidades aos filhos é ótimo. E enxergar neles o crescimento, ainda melhor. Parabéns!!! Aproveitem muitoooo. Tô amando ver as fotos lá pelo face!! Abs.

    RispondiElimina
  6. Que delícia se surpreender assim! Parabéns pelos filhos lindos que com certeza são espelho dos pais! Beijo enorme.

    RispondiElimina
  7. Que belo post!
    Que bom que a surpresa foi do bem! Mas é sempre bom reservar um tempinho para ficar de olho e não perdermos estes belos momementos...
    Isto tudo comprova que a prática funciona melhor do que a teoria!
    Estou adorando tudo isso e viajando junto!
    Bjks

    RispondiElimina
  8. Isso é um presente do Pietro pra toda a família, né? Absorveu, reteve, pesquisou, se interessou. Muito orgulho de um filho assim, curioso e interessado. Tu sabes que eu tenho plena certeza de que aprender idioma não é questão apenas de estudar, mas tb de ter o dom, assim como desenhar, por exemplo. os meus 2 filhos estudam com professora aprticular há um ano. Ela sabe pouco e se interessa pouco, embora seja atenta. Ele, embora seja desligado, aprende num segundo. Em Londres sabia pedir seu lanche e sua bebida aos 9. Em buenos aires, aos 6, batia papo com taxistas em "portunhol". o taxista perguntou quem o havia ensinado a conversar em espanhol, e ele respondeu: aprendi no discovery kids. Talento, né, porque eu nunca ensinei nada e só sei dizer gracias.
    compartilhei, muito bom! Parabéns, família Baú!!!!

    RispondiElimina
  9. Que legal! Estou acompanhando e adorando suas fotos. Só saí do País no máximo pro Paraguay, Tudo que conheço dos países do mundo foi pelo curso de Geografia que fiz na universidade...me fascino com cada fotinha que vc coloca...

    bjs

    RispondiElimina
  10. Que incrível isso... Realmente o interesse e dedicação o levou a este resultado. Orgulho máximo!!!!
    Tantos jovens se dedicando para coisas erradas e ele simplesmente usou suas energias para coisas boas. Parabéns!!! :o)

    RispondiElimina
  11. Eles fazem isso mesmo. Minha cria já me surpreendeu dessa manira em relação ao inglês. Nunca fez aulas, nunca viajou pra fora e não tem ninguém na família que possa influenciar nesse quesito. Aprendeu sozinho através dos jogos online e dos filmes via internet. Parabéns a essas criaturas dotadas de uma capacidade intelectual e espiritual que estão chegando! Temos muito o que aprender com eles! Bjo pra vc e para os guris.

    RispondiElimina
  12. Que legal!!! Eu to querendo colocar Sofia em aula de conversação de Inglês. Ela quer, pois vai pra Disney no ano q vem e quer falar por si, rs. É muito legal qndo eles fazem esse avanço!
    Bjks

    RispondiElimina
  13. Que legal ver que nossos filhos crescem e se desenvolvem...tb tenho com resolução estar mais próxima das minhas crias esse ano..quero aprender mas do ensinar...beijus

    RispondiElimina
  14. E muito bom ver que nosso filhos simularam a educação que passamos , e como ver nosso meninos se tronarem homens na nossa frente
    bjs

    RispondiElimina
  15. Oi Lola!
    Parabéns!
    Não só pelo seu menino ser um orgulho;MAS, principalmente por VOCÊ ter percebido, como você mesma disse, que a surpresa foi boa (mas que tg poderia não ter sido).
    As vezes, a correria e o famoso "acostumar-se com a sua presença" fazem com que deixemos de prestar atenção naqueles que estão alí ao nosso lado!
    Bjs,
    Zazá

    RispondiElimina
  16. Adorei! E adorei tanto que me dei conta de que há tempos nao passava por aqui, não fique chateada, não passo há tempos em blog nenhum, mas fui me deliciando como tantas postagens suas que perdi, fui lendo cada uma, chateada por ter ficado tanto tempo sem passar... Fui parar lá atras. Percebi o quanto sua maneira de postar mudou, percebi que desde que vc começou o curso de fotografia vc tinha uma necessidade intensa de se expressar por meio delas, hoje isso se tornou muito mais natural sabia? Elas se expressam por vc. Me deliciei, sinceramente, nunca mais fico tanto tempo sem visitar seu cânti

    RispondiElimina
  17. Lindinhos. Mas acho que tudo vai muito dos pais, sim, e vc soube estar por perto o tempo todo, mesmo se achando pouco atenta. Graças a Deus os filhos amados "tomarem o rumo certo" na vida. Tenha, sim, orgulho deles. São lindos garotos.
    Beijo!

    RispondiElimina
  18. Meu filho tbm aprendeu inglês sozinho. Apesar de termos uma escola, ele nunca a frequentou... só agora para tirar o certificado.
    Ele fala, lê e escreve fluente. Tbm só me dei conta do nível dele, quando o ouvi conversando com o pai em inglês e com a namoradinha que está morando na Alemanha.
    Por causa disso, tenho reparado na minha menina mais velha, que está embrenhando no castelhano, que ela adoooora!!
    Esses nossos filhos nos enchendo de orgulho... que coisa boa!!! <3

    beijoca, flor!

    RispondiElimina