Procure aqui o que voce perdeu

lunedì 20 febbraio 2012

Receita do capeletti


Me pediram a receita do capeletti in brodo, vim aqui pra dar a receitinha.
Queria dar uma receita chique e dizer como dizem os chefs aqui em São Paulo:
" É um brodo de ossobuco de boi criado nos alpes piemontese" Aí neguinho paga R$ 50,00 por um prato que custa tão pouco que dá raiva.
Vamos lá:
Capeletti: Se vc sabe fazer massa fresca, faça a sua receita, eu compro no supermercado de preferência uma marca conhecida.
Brodo: Em geral uso resto de caldo carne quando faço carne cozida, ou frango na mesma situação, aliás nunca desprezo caldo nenhum, pois dá pra fazer risoto com o caldo. Mas se vc  não tem resto de caldo compre carne  bovina de segunda (são as mais gordurosas, portanto liberam mais sabor, menos de um quilo ) e frango, as partes mais saborosas (coxa e sobrecoxa, a mesma quantidade) não vale peito, pois tem pouco sabor.
Acrescente a esse resto de caldo mais água na quantidade  que vc irá precisar pra servir todos que irão comer. No caso da carne comprada para esse fim,  a mesma coisa, a quantidade de água igual a quantidade de brodo que vc irá precisar.
 Junte a água, uma cenoura, dois talos de aipo, uma cebola grande cortada em quatro. Não coloque sal pois o sabor das verduras tem migrar para a água, se vc colocar sal acontece o contrário.
Deixe ferver até as verduras estarem bem cozidas, quase derretendo, ( no caso do caldo de carne reaproveitado) se vc tiver comprado as carnes do brodo, cozinhe até a carne derreter,  quando isso acontecer , coe pois  as verduras e a carne não vão para o prato,  acerte o sal  e vc terá o brodo. Sabe que na Italia os restaurantes chiquezinhos servem como antepasto  essa carne que se despreza do caldo,  desfiada (frango e bovina juntas) com um fio de azeite e sal grosso por cima. Delicia e chique no último.
Cozinhe o capeletti separadamente , quando estiver cozido coloque  no prato e acrescente  o brodo, polvilhe com parmezão ralado ou grana padano, ou qualquer queijo que se possa ralar, só não vale esse queijo ralado em pacotinho, pois deve ter tudo ali, menos queijo.

11 commenti:

  1. Oi Di! Huuummm deu água na boca! Obrigada por dividir.
    Bjos, Lú.

    RispondiElimina
  2. Nossa que fácil, e deve ser maravilhoso...hum vou fazer.

    RispondiElimina
  3. tava com fome....fiquei com mais fome!

    RispondiElimina
  4. Olá querida amiga Diacuy!!!
    Venho agradecer por tantas vezes que em meu blog passaste e deixaste um recadinho carinhoso. Pela sua atenção e tudo mais.
    Gostaria de lhe avisar que estarei um pouco ausente, motivos estes que no momento me fazem muito feliz. Esposo conseguiu uma promoção no serviço e provavelmente ficará com meu not book durante a semana para efetuar seus estudos, sendo assim estarei visitando com menas frequência, porém sempre estará em meu coração. Esse período será de seis meses, logo em setembro volto com minhas visitinhas semanais com as bençãos de Deus.
    Espero que compreendas e que não me esqueça.
    Em especial deixo essse poema:

    A Amizade

    (Milton Cavalieri)


    Quando verdadeira, este sentimento tão nobre, É envolvente quanto o ar que respiramos, Ele não ajusta qual a uma peça de um sistema qualquer, ou da mesma forma que a pupila obedece automaticamente a intensidade de luz que nela é projetada. É como a raríssima flor que nasce num solo árido e depois, sem nenhuma recompensa, oferece a singularidade de seu perfume, Ao vento inquieto, Ao viajante apressado... Aos amantes apaixonados... A amizade... Este substantivo fecundo que ladeia a alma e o coração dos seres humanos não surge apenas pela confiança... É infinitamente mais doce que o melhor dos vinhos... Se verdadeira não se limita entre fronteiras, É carinho e sorriso no olhar, É presença para todos os momentos, O calor nas palavras que superam uma carência, É estar sempre com as mãos estendidas, Amizade é poder abraçar, Ter amizade é o prazer de ouvir: Obrigado por você existir! Gosto muito de você.

    Bjokas...da Bia!!! (Fevereiro/2012)

    RispondiElimina
  5. Minha amiga, se aqui fizer menos de trinta graus já pode tirar o cachecol do armário kkkk

    RispondiElimina
  6. Adoro capelleti in brodo! Sempre tenho caldo de frango caseiro, pois os cubinhos me dão terrível enxaqueca.

    Depois de pronto, ponho salsa e cebolinha picados, bastante, e só um tiquinho de queijo, porque laticínio me faz mal. Amo o cheiro desta sopa. No Rio Grande do Sul, esta sopa vem antes do galeto, das massas e da polenta. Amooo.

    RispondiElimina
  7. Morei em Garibaldi, interior do RS quando era bem pequena e lembro muito dos sabores daquela terra. Cidade de colonização italiana e que preza muito sua tradição, tem uma culinária inesquecível! Lá o brodo é entrada de tudo quanto é refeição, principalmente no inverno e em dia de galeto com bigoli e polenta! Delícia que aguçou a memória e o paladar!

    RispondiElimina
  8. Huuum tá com uma cara deliciosa.
    Bjs Mell.



    http://mel-coisasdamell.blogspot.com.br/2012/06/feriado-maravilhoso-ao-lado-da-familia.html

    RispondiElimina
  9. Eu tb não consumo caldos em cubo pelo mesmo motivo da Fê acima, e confesso nunca ter feito os caseiros, pq além de não comer carne, tenho nojinho de frango, rs, só como peito!

    Mas vc acabou de me fazer decidir o jantar de hj, yeahhh! Tem capeletti com recheio de queijo na geladeira que fica pronto mais rápido do que miojo!

    Bjo, bjo sua leeeanda!

    RispondiElimina