Procure aqui o que voce perdeu

lunedì 7 novembre 2011

Pranayama

- Quando ficar velha quero ficar igual você.
Isso é um insulto ou elogio? Deus me ajuda! O que digo, obrigada? Velha eu?  Jesus, você morreu com 33 anos, mas se tivesse vivido até os 45 o que responderia?
- Obrigada.
- Te acho bonitona, diferente. Insistiu a moça do guarda-volumes da academia
Ai ai depois dos quarenta você não é bonita, é no máximo bonitona, conservada, diferente, exótica.
Estava tão atrasada para a aula de yoga que graças a Deus nem pensei muito no bonitona-diferente.
Cheguei esbaforida, tinha acabado de fazer bike e minha respiração não era digamos a ideal para uma aula de yoga.
Por que comecei a fazer yoga? Pra amarrar meu tênis quando esse ato fosse ficando cada vez mais difícil. Pra aplacar a ansiedade, pra ter aquele olhar misterioso dos indianos, pra ver que diacho acontecia nessas aulas sempre lotadas,  pra ver de perto o que apetecia essas pessoas bonitas, corpo definido sem parecer o Conan,   jeito descolado-diferente.
Sei lá porque, só sei que comecei.
Mas já havia tentado outras vezes. Grávida do Pietro comecei fazer aula no CEPEUSP com um professor famoso coisa e tal, uns oito quilos a mais, equilíbrio nulo, coordenação idem, a cada postura eu soltava um pum. Eu já estava querendo processar o professor por constrangimento ilegal. Saí de lá jurando que nunca mais faria aquilo e fui soltar pum em casa.
Segunda tentativa foi com uma professora bem hippie-zem-cabelo-desgrenhado. Adorei o jeito dela, porém não agüentava aquela paradeira toda, o Pietro já havia nascido e eu precisava urgentemente me livrar daquela pança-bunda-coxa  não vamos falar de peito, pois naquela altura eu era uma fábrica de laticínios.  O fim de tudo foi quando ela disse pra imaginarmos uma luz azul e ficamos deitados  por uns dez minutos imaginando a tal da luz azul. Um filho pequeno, leite vazando, casa pra limpar, três dias sem me olhar no espelho e ficar dez minutos imaginando luz? Fui embora pra nunca mais.
O fato é que o mestre vem ao encontro do seu discípulo. Tudo tem a tal da hora certa. E quando ela chega tudo é perfeito, tudo se encaixa o que antes era ridículo, hoje faz todo o sentido.
Me encontrei novamente com a yoga meu professor tem um estúdio na redondeza e dá aulas na academia também. Confesso que no começo fui para me alongar, mas fui ficando e gostando, respirando calma e profundamente, prestando atenção no meu corpo ( a tal da consciência corporal), deixando de olhar para os outros e olhando pra mim, pra dentro, profundo.  Limitar-me aquele momento, sem distração, mantendo o foco limitando  o olhar ao tapete  usado para fazer as posturas. No silêncio me ouvi, na penumbra me enxerguei. Nesse momento sou eu.
Sábado fui assistir com o Paolo (companhia deliciosa) "La piel que Habito" de Pedro Almodovar, lançamento por aqui. Um filme pesado, obscuro, diferente de tudo que vi e do folclore que criei de Almodovar. Numa determinada cena a mocinha do filme vê um vídeo sobre yoga onde a instrutora diz que no yoga encontraremos parte do nosso eu onde ninguém mais tem acesso, somente nós mesmos, nesse lugar ninguém pode te ferir, destruir, pois só você tem acesso. Achei muito boa a definição.
Estava tentando me concentrar hoje no jardim, os meninos viram e riram de mim, pegaram a máquina e fotografaram a mãe fingindo  ser uma indiana,  estar na Índia e ser uma yogui séria.







11 commenti:

  1. Lola, eu digo que não faço ioga pq me deixa muito estressada! rsrrs! Mas é verdade, eu sempre me sinto como você em relação a tal da luz azul... infelizmente ainda não encontrei uma aula que não me faça perder os cabelos de pura irritação! Quem sabe um dia eu encontro meu mestre!

    As fotos ficaram ótimas! Que cores! E nada de bonitona, vc é linda!

    Bjs
    Ia

    RispondiElimina
  2. Questo commento è stato eliminato dall'autore.

    RispondiElimina
  3. Realmente......a tal a luz azul me atrai....what can I say?
    P.S....removi o comentario anterior pois me esqueci do L do realmente....

    RispondiElimina
  4. Venho para o baú, porque aqui me identifico. Você diz coisas que eu queria dizer, mas não sai, faz coisas que planejo , mas não faço. É um prazer estar aqui Lola, rindo quando vc diz sobre a fábrica de laticínios e fico reflexiva quando define a ioga depois de ver ao filme.
    bjos

    RispondiElimina
  5. Dura realidade, estou chegando aos 40 e já detestando o "preconceito" rsrsrs odeio quando nas lojas vendedores me abordam: A senhora deseja algo? Ai que horror! Porque me olho no espelho e não me vejo com cara de senhora. Concordo com a Zizi: "você diz coisas que eu queria dizer, mas não sai, faz coisas que planejo, mas não faço."
    * a cada postura eu soltava um pum - ri demais!!!

    RispondiElimina
  6. Gostei da parte do constrangimento ilegal... rsrs...

    E os seus meninos na brincadeira acabaram tirando fotos lindas...

    RispondiElimina
  7. Lola,

    Adorei, ri muito da sua primeira experiência com Ioga. Já fiz, mas acho que não era meu momento ainda, mas pretendo, um dia retornar.
    Adorei as fotos, os meninos levam jeito com as lentes. Agora para tudo que tenho que te agradecer, o livro chegou ontem e Felipe desde então não o larga e me pediu o dicionário para tentar ler sozinho, deixei e nesse final de semana já começamos a leitura. O livro é lindo demais, muito obrigada do fundo do coração, significou muito para nós, obrigada mesmo. A receita... Sem comentário, depois que a fizer eu grito ao mundo.
    Grandes beijos

    RispondiElimina
  8. Oi Lola,
    queria te dizer que eu morri de rir com sua postagem. Ri alto, e adoro quando isso acontece!
    Muito obrigada!
    Não sei como fazer o esmalte durar, uns duram e outros não.
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    RispondiElimina
  9. Oieee vim retribuir a visita e já fui ficando!!
    Adorei as fotos de indiana!! lindas lindas!!

    RispondiElimina
  10. srrs, tem gente que quer elogiar, mas acaba dando um tiro no pé né ?
    Quem vê pensa... desde quando aos quarenta e poucos é velha ?? Aff, aff prá essa mocinha...
    ainda mais toda gata igual tu ...Adorei as fotos, mas isso nem é novidade né ??

    Bjus 1000 e da próxima vez leva um par de óculos para a guria... rsrs

    RispondiElimina
  11. Oi lola!! Tudo bem? Gostei muito do que vc postou, fico muito feliz que esteja se encontrando, no inicio as coisas são dificeis mesmo, olhar pra dentro de nós mesmos não é uma tarefa facil e muitos de nós não queremos olhar, porque encontraremos coisas dificeis de lidar... com o Yoga, vc vai aprender a se conhecer e a conhecer o outro através de auto-conhecimento, mas antes disso tem toda uma purificação, vc vai aprender que a mente é como a agua de um lago que ao pisar no fundo a poeira sobe e não se vê mais nada, mas minutos depois a peira vai baixando e vc vai vendo tudo claramente a agua fica translucida!! Não é diferente pra ninguem todo mundo passa por isso!! Fico muito grato que vc esteja se gostando!!

    Grande beijo pra vc

    RispondiElimina