Procure aqui o que voce perdeu

martedì 15 ottobre 2013

O que é educação pra você?



Hoje o post faz parte da BC da Dani Moreno sobre fotografia e o tema escolhido de hoje foi Educação.

O que é pra você educar?
Educar é subjugar? Humilhar? Ofender? Causar medo, solidão, abandono emocional?
O que é?



18 commenti:

  1. deixo aqui meu protesto! os fortes entenderão!

    RispondiElimina
  2. Agora sério, sem piada: para mim, eucar é trazer o outro para um nível de compreensão maior, seja afetivo, cultural, experimental. Eu acrescento algo a alguém, estabelecemos uma troca, saio enriquecida no encontro. Isso sim é educar. Posso educar formalmente, com cartilhas e manuais, mas posso educar na vivência, na contribuição diária dos exemplos. Ganha quem educa e ganha o educando, que sempre ensina.

    Preciso aprender alguma coisa nova sempre, preciso testar e exercitar desde um artesanato até um novo texto. Sinto necessidade de aprender e gosto de ensinar. Aprendo mais do que ensino, sinto que cresço.

    Castigo e repreensão podem sim fazer parte do processo educativo eventualmente, mas jamais podem ser a BASE, que necessáriamente deve ser o afeto.

    beijooooo

    RispondiElimina
  3. depois das respostas da Fernanda, a única coisa que posso dizer é: "faço minhas tuas palavras, Fer!!!"

    beijoca, Lola!

    RispondiElimina
  4. Nossa menina, sabe que ainda ontem tava vendo um video la no face de um IDIOTA, MALDITO, SAFADO E COVARDE...o video mostra esse credito maltratando um menininho que imagina, seja filho dele...,e algum outro idiota filmando.... credo, não cheguei no final do video, por fui tomada de uma raiva tão grande....
    Um beijo lindona,

    Blog da Gullo

    RispondiElimina
  5. gostei demais da foto, quem é Di? mt boa!

    educar é amar. simples assim.
    queria tanto ter sido professora :-(

    RispondiElimina
  6. Olá,
    Para mim é dar discernimento entre o que é correto e o que errado. É explicar que furar fila é feio e não deve ser feito. Que não se vota em quem comprovadamente é sanguessuga do aparelho governamental. Que respeito é bom e todo mundo gosta!
    Parabéns pelo post e pela bela foto.
    Bj.

    RispondiElimina
  7. Para mim o "castigo" nunca físico e sim voltado para a perda de regalias.
    Nunca deixei no "cantinho" para pensar. Mas sempre chamei para conversar. E mostrar o que estava errado.

    Linda foto!


    Abraços

    RispondiElimina
  8. Educar?
    Tem aquela educação formal, de apreender cultura, conceitos, ensinamentos que aqueles que vieram antes deixaram pra nós. Pode ser exercido só pela escola ou os responsáveis podem participar. Eu, particularmente, acho que a segunda opção é SEMPRE A MELHOR para as crianças / adolescentes que estão aprendendo.
    Mas, tem aquela educação social, aquela "de berçp", a que ensina a se relacionar com os outros e com o mundo. Pra essa, a atuação dos responsáveis é fundamental!!! Escola não tem responsabilidade sobre essa - as PESSOAS têm. Os professores, coordenadores, diretores, etc podem ajudar os responsáveis pela criança e ensiná-la como se comportar. Mas, se os responsáveis por ela não fizerem nada... as chances dela crescer um cidadão decente e respeitador serão pequenas.

    Agora, para os dois tipos de educação o melhor caminho (a meu ver) é o do EXEMPLO, da VIVÊNCIA, do seguir os passos.

    Mirys
    http://diariodos3mosqueteiros.blogspot.com.br/2013/10/quanto-mais-voce-se-envolve-melhor-para.html

    RispondiElimina
  9. A foto me impactou, voltei à minha infância. Olhar a foto de devolveu os sentimentos de medo do pai, da mãe, meus primeiros educadores. A opressão transmitida pela autoridade em que a oportunidade da palavra era permitida. A sensação de encurralamento, não havia saída, a melhor opção é a obediência sem questionamentos.
    Entendam, Não é julgamento. Foram educados assim e reproduziram o melhor que sabiam.
    A sociedade entendeu que não era o melhor caminho, evoluímos um pouco. Os castigos físicos aos poucos foram diminuindo nas escolas, instituições que abrigam menores e em nossas casa, uffa!
    Mas nunca deixarão de existir porque nosso poder ancestral advém da Lei do mais forte. E na frustração, na raiva vem de novo aquela vontade de dar uma palmada, talvez o espancamento. O limite é tênue porque o impacto psicológico é o mesmo. O hematoma desvanece, a dor desaparece mas o medo é para sempre. Em tempo, sim, já bati nos meus filhos.

    RispondiElimina
  10. Nossa, a foto foi impactante, realmente transmitiu todo o medo da violência. O fácil é bater, humilhar e até matar numa sociedade como a nossa. Se matar bandido fosse a soluçao, as favelas do RIo e as periferias de SP seriam hoje um paraíso porque morre muita gente todos os dias, mas os problemas continuam. Investir em educaçao, em acompanhamento de pessoas que moram em áreas de violência, levar cultura, incentivar a leitura que é o mais difícil. Enquanto houver essa desigualdade de classes gritante e um estado autoritário, só vamos ver violência em nossa volta.

    RispondiElimina
  11. Educar deveria partir de um princípio básico: formar pessoas interessadas no mundo, preocupadas com o que há no mundo e dispostas a melhorar o mundo.

    Problema é que a maioria das pessoas encarregadas de educar outras pessoas não aprenderam isso

    RispondiElimina
  12. Maus tratos, violência, pancadaria, não pode estar entre o conceito de ser ou não educação. Faz parte da demência de algumas pessoas.

    RispondiElimina
  13. Linda foto. Muito expressiva.
    Educar pra mim, não é só transmitir conhecimento, mas também, amar , educar, respeitar, é preparar para vida, eh formar cidadão capazes, pessoas que valorizem a vida em todas as suas formas, desde a formiguinha, passar noções de ética, é permitir que tenham liberdade pra se expressar, que ame o belo e as artes, que saibe distinguir as múltiplas inteligências, que dê valor ao aluno como um todo , que respeite as limitações .... Vixi já falei demais e ainda falaria mais, heheh
    Beiojs

    RispondiElimina
  14. Fotografia magistral. E o modelo primoroso.

    Conseguiram passar medo, insegurança e solidão.

    RispondiElimina
  15. Fotografia e questionamentos fortes, incríveis.
    Confesso que seu post mexeu comigo mais do que eu gostaria. Posso dizer que tive em casa exemplos do que não fazer com meu filho, como jamais 'educar' alguém.
    Fernanda Reali deu uma resposta perfeita, concordo totalmente.
    E eu defendo que se educa com exemplos, não com discursos ou frases feitas.
    Beijo.

    RispondiElimina