Procure aqui o que voce perdeu

sabato 15 febbraio 2014

Sete Days

Hoje o desafio da BC da Fernanda Reali é relatarmos o que aconteceu durante a semana, pode estar relacionado com esmalte ou não.

Se fosse resumir em uma fotografia o sentimento mais importante da semana, escolheria esta:

A fotografia não é minha e não sei de quem é.
Chegar em casa depois de mais de um mês fora é sempre bom. Bom mesmo é encontrar a casa organizada e cheirando limpeza. Pensando nisso falei para a faxineira que trabalha comigo a pelo menos uns três anos, fazer uma faxina quando eu estivesse chegando para que eu encontrasse tudo limpo já que chegaria cansada depois de 25 horas de vôo junto com  diferença de fuso horário e tal...

Quando cheguei, não vi grandes sinais de limpeza, liguei para ela para perguntar sobre algo que nao estava encontrando e ela me disse que trabalhou cinco dias. CINCO ou seja uma vez por semana enquanto não tinha ninguém em casa. Limpou? Fez uma super faxina? Se fez ela foi bem discreta pois não percebi nada. Ao contrário passei a semana inteira limpando o que não foi limpo. O Paolo está agora tentando arrumar os cabos da TV, Apple TV, telefone, console de jogo,  que ela desligou e nunca mais funcionou nada, pediu uma vassoura, porque não estava aguentando trabalhar em meio a tanta poeira.
Eu vou ter que pagar por ela não ter trabalhado. 

Ahhhh,mas ela é honesta? Perguntarão muitos. Então dê graças a Deus, responderão depois de uma resposta afirmativa minha.
Desde quando a gente tem que pagar por uma pessoa ser honesta? Deveria ser pré requisito ou não?
Claro que no Brasil devem existir pessoas sérias que são honestas consigo mesmas e trabalham da mesma forma sob os olhares do empregador ou não. Sou tão azarada que não tive a sorte de conhecer pessoas assim por aqui.

Qual é a raiz do mal? Ensinamos nossos filhos a não roubar objetos, mas será que inconscientemente ensinamos através de atitudes que a honestidade para por aí?

Por querer um pouco de conforto (sob pagamento) quando eu retornasse, paguei o preço de passar a semana inteira irritada, claro que me irrito pelo valor que vou pagar por um serviço não prestado, porém  o que me irrita muito mais é a sensação de ter sido feita de trouxa.

Me desculpe Fernanda Reali por não descrever minha semana, mas eu precisava falar sobre o que me consumiu a semana inteira.








25 commenti:

  1. Todos nós já passamos por isso, de uma maneira ou de outra, seja com a faxineira que recebe pelo seu trabalho sem fazê-lo, seja pelo médico, que nos conbra a consulta, nos deixa na sala de espera por duas horas e nos atende em 5 minutos/ É revoltante a má qualidade dos serviços. A faxineira nAo só "roubou" teu dinheiro, como roubou mais: o teu TEMPO, pois tu tiveste que fazer tudo o que ela não tinha feito. Esse problema eu não tenho na volta das viagens, pois a moça que trabalha pra nós há 11 onze anos faz exatamente o que eu espero que ela faça no período em que estou fora.

    Há 10 dias, combinei com um bombeiro para ele vir trocar uma torneira pingando (gastando água) e uma duchinha de banheiro. No dia certo, ele veio, olhou, deu meia volta e disse que voltaria em uma semana, porque nao tinha trazido uma peça, e se recusou a descer para comprá-la, mesmo tendo duas lojas enormes de tubos aqui embaixo. Enfim, ele deixou de ganhar $ nesse dia e de mim não ganhará mais. Perdeu uma cliente para sempre.

    Eu sei que e difícil fazer algo novo, gera insegurança, mas qual o grau de dificuldade que tem fazer o SEU TRABALHO de sempre? qual a dificuldade em fazer com carinho e capricho o básico do seu ganha-pão? Não tenho a resposta. Um beijo e parabéns por ter dado conta do recado.

    RispondiElimina
  2. Querida bem vinda a realidade. Passado um mês em uma país do futuro rsrsrs
    Voltar e se readaptar a nova ou velha rotina. E não encontrar tudo em ordem, o caus se instaura.
    Eu teria surtado.
    Aos poucos tudo se ajeita, ou não rssrs
    Bjks da Mãe Vaidosa

    RispondiElimina
  3. Entendo muito bem teu desabado Lola, fico de cara com essas coisas, e esse papo tbm, de que pelo menos a pessoa é honesta, não pega nada etc, também estou cansada de ouvir. Como está difícil encontrar pessoas que querem realmente trabalhar, e que sejam realmente corretas. Fica aqui meu apoio à você. "Tamo junto", rsrs. Bjo

    RispondiElimina
  4. Entendo muito bem teu desabado Lola, fico de cara com essas coisas, e esse papo tbm, de que pelo menos a pessoa é honesta, não pega nada etc, também estou cansada de ouvir. Como está difícil encontrar pessoas que querem realmente trabalhar, e que sejam realmente corretas. Fica aqui meu apoio à você. "Tamo junto", rsrs. Bjo

    RispondiElimina
  5. Também estou com o mesmo problema: faxineira que não...faxina. Vem faz uma arrumação e pronto. Outro dia me disse que está precisando trocar os óculos pois está enxergando mal. E como está! Fico me perguntando também, pq achamos que é "sorte" ter alguém que é honesto? Como se honestidade fosse um bônus na vida da pessoa...Só não fico sozinha porque não dou conta mesmo, mas que é irritante aguentar profissional que não honra seus deveres, é.
    Beijo e bom fim de semana, Lola.
    Não se irrite mais, não se canse, tudo se ajeita.

    RispondiElimina
  6. Aaaah, eu ficaria tão irritada quanto tu. Sei bem como é chegar e encontrar tudo assim - ainda mais tendo pago pelo que não foi feito! A Eloísa, que trabalhou 10 anos comigo, parou de trabalhar aqui em setembro. Desde lá não tenho mais ninguém. Confesso que ainda estou na dúvida se realmente vou ter alguém de novo - ela era ótima, mas tô me sentindo livre e solta, assim - limpo quando quero e consigo, mas pelo menos fica bem como eu quero também... Investi o que pagaria na máquina de lavar louças, novos utensílios e produtos de limpeza bem mais práticos. Me organizei e com 15 minutos diários e 2 horas em algum outro dia estou conseguindo manter o apartamento (que é grande) em dia. Mas imagino que tua casa, grande, com pátio e 4 pessoas seja muito mais complicado!!! Aqui somos só nós 2 e Kerstin assumiu total o quarto dela. Beijão, boa semana, bom retorno!

    RispondiElimina
  7. Ah! Uma pena isso, Lola!! Infelizmente as pessoas não entendem que enrolar no serviço, seja ele qual for, é sim uma desonestidade. Sempre tive isso na minha cabeça... o professor que não dá a aula corretamente, o psicólogo que fala de si e não ouve seu cliente, o motorista de ônibus que fala ao celular enquanto dirige, isso tudo é desonestidade, mas nunca roubaram nenhum objeto de ninguém. Então são honestos. E eu esperando ver um monte de foto linda aqui. Espero que com o desabafo esteja se sentindo melhor. Bjs e uma ótima semana venha para vc.

    RispondiElimina
  8. É a mesma sensação que tenho, quando vou em algum restaurante, caro ou barato, não importa, e pago por uma comida ou serviço ruim. Ser enganada é horrível. Um abração.

    RispondiElimina
  9. Lola que pena que essa foi a situação da sua semana. Eu fiquei feliz por vc pela sua viagem ao Japão, fiquei encantada com as fotos, com os posts, me diverti junto contigo. Beijos =*

    RispondiElimina
  10. Como trabalho fora, faço um pouco de vista grossa para as coisas de casa. Por isso me encanto com o seu capricho ao arrumar a mesa, por exemplo. Na média, minha empregada atende a minha necessidade. Mas, na empresa, me irrita ter que pagar funcionário que ficam no face, no iChat. Não me conformo com a falta de profissionalismo, de ter que bloquear esse tipo de acesso. De ter que pedir para que cheguem no horário. E ter que aguentar a cara de espanto quando são dispensados.
    Aproveitei para desabafar um pouco também... : )

    RispondiElimina
  11. Oi Diacuy, é a Vi, a prestação de serviços no geral é ruim, o pessoal se compromete a fazer um serviço, depois faz metade do combinado e mal feito, mas quer receber por serviço integral, já passei por isso com pedreiros, pintores, mecânicos e etc, só não passei com faxineira, por que aqui eu e Pepa, cuidamos de tudo, e muitas vezes, acabamos fazendo pequenos serviços de pedreiros, encanador e etc, para não passar raiva, para não se sentir como você esta se sentido agora.
    Muitos beijos,Vi

    RispondiElimina
  12. Afff...depois de uma viagem dessa encontrar essa situação é uma realidade que nem queria ter...

    RispondiElimina
  13. Cada vez mais difícil encontrar pessoas comprometidas ao trabalho!
    Adorei conhecer seu blog...já te seguia no face! Obrigada pela visita no meu blog!
    Bjs

    RispondiElimina
  14. Jura que sua recepção foi essa? Que pena...depois de dias tão lindos, tão inspiradores!
    Depois de ver tanta limpeza em lugares que nem se espera, deve ter sido decepcionante...
    Mas, seu desabafo é muito comum, em todos os lugares desse país, eu dispensei faxineiras e empregadas há um bom tempo para me poupar de aborrecimentos, prefiro fazer e saber o que está e o que não está limpo, do que ter surpresas desagradáveis. Boto meus meninos para ajudar em diversas tarefas para desafogar um pouco.
    Mas, claro, nem todo mundo pode arcar com todos os afazeres, como você por exemplo, que tem seus compromissos profissionais.
    Espero que as próximas semanas sejam beeeeeeeeemmmmmm melhores!
    Beijo querida!

    RispondiElimina
  15. Amei seu desabafo porque sinto saudades de faxineiras e empregadas domésticas que trabalhavam, sem enrolar, sem roubar, sem responder com deboche a obviedades de que não fez foi nada... :(
    Beijo, beijo querida!
    She

    RispondiElimina
  16. Sabe, acho que é uma benção dos céus quando encontramos alguém que nos ajuda com as chatices da casa (me perdoem, mas tem coisas que eu detesto)... mas posso dizer que neste quesito não tenho dramas, passei um tempão trocando de ajudante, agora tenho uma ótima e que minha pequena adoraaaa!!!

    Beijocas

    www.vidabonita.com.br

    RispondiElimina
  17. é o que sempre digo em relação à supervalorização do normal!!!! Ser honesta deveria ser básico, inerente e não se deveria receber elogios por honestidade!!

    Lembro de uma discussão com um professor do meu filho. Ele dava meio ponto pra quem trouxesse a prova assinada. Numa reunião, levantei a questão e disse que não queria que meu filho recebesse um prêmio por fazer algo que era dever dele... mas que não acharia ruim se ele perdesse ponto por não fazê-lo. As outras mães me fulminaram!!!! Queria que elas entendessem que não era correto supervalorizar algo que deveria ser inerente a eles... sei lá... divaguei no meu comentário!!!! rsrsrrss

    Muito triste vc chegar de uma viagem tão linda e ter que enfrentar dragões brasileiros... :(

    beijoca na testa!!!!

    RispondiElimina
  18. Imagino o choque, a tristeza e a raivaaa! Ninguém merece!
    Bjs

    RispondiElimina
  19. ...diacuy...passe por esse dissabor pensando nas "mulheres japonesas de atenas"...que gentilmente esperaram vc sair para abrirem as portas do céu e receberem toda a neve que não caiu na hemisfério norte das américas...se quiser tb pode oferecer esse aborrecimento como agradecimento por tanta beleza que viveu por um mês...afinal, se para nós que viajamos por suas fotos valeu tanto, imagino pra vc, que focou à distância de seus piscares...amarra teu lenço na cabeça, enche seu balde de alfazema e bota pra quebrar o gêlo, que seu castelo bem o merece...e sirva-se do meu carinho à vontade para lustrar seus móveis...bjkas

    RispondiElimina
  20. Poxa que sacanagem hein??? Eu tbm ficaria mega irritada!!! Coisa mais feia, receber para fazer um serviço e ainda não cumprir com a obrigação.
    Eu me canso muitas vezes nesse Brasil onde as pessoas sempre querem "se dar bem". Coisa mais feia e muita falta de educação.
    Fico triste com isso, porque vivemos em um país de muitos desonestos que vivem nos extorquindo.

    Desejo que sua próxima semana seja de muita paz.

    Beijos :o))

    RispondiElimina
  21. Te entendo, é muito ruim pagar por algo que não foi feito, tira a gente do sério, enfrento problemas com a minha prestadora de TV a cabo, pagamos direitinho, mas o serviço é péssimo.
    Força na peruca.
    Bjs

    RispondiElimina
  22. já me estressei muito com faxineira, passadeira, o que fiz? montei meu espaço de estetica em casa, hoje faço tudo sozinha no meu tempo nas horas vagas..resolvi mudar pq infelismente os serviços estão pela hora da morte e os profissionais cada vez pior.

    RispondiElimina
  23. Que raiva que você passou. Já passei por isso também, parece que fomos (e fomos mesmo) lesadas.

    Espero e torço que essa semana seja mais leve.

    beijoooo

    RispondiElimina
  24. afff imaginou sua raiva...foto bem apropriada....ninguém merece...que sua semana comece melhor..beijusssss

    RispondiElimina
  25. olá.. nunca tive faxineira mas conheço pessoas que já passaram por esse problema e até pior pq foram roubadas.. o jeito é trocar .. mas vamos pensar nas fotos lindas do Japão que vc fez .. pena que vi no fantástico sobre matança dos golfinhos.. uma contradição de um povo tão milenar..bjks

    RispondiElimina