Procure aqui o que voce perdeu

lunedì 10 novembre 2014

Torta de maça e uma brisa de saudades.

Outro dia, procurando meus livros de receitas em italiano para emprestar para uma amiga, achei um que me fez sentir saudades de mim, em outras tardes, outros lugares, outros ares.

Quero essa emoção de volta!!!
Como assim ? Passou tudo tão rápido que nem senti?
Peraí que vou resgatar esse momento de novo.


Torta de Maça da Vovó



Manteiga. Eu sei que tem gente que é contra manteiga porque segundo pesquisas... mas na minha opnião colocar margarina onde seria manteiga é como piorar uma receita. Eu procuro melhorar (segundo meus padrões é claro) e não descer a ladeira. 180 g


Acúcar. 200g


Ovos: 4
Derreter a manteiga, misturar ao açúcar e as 4 gemas.


Misturar as gemas o açúcar e a manteiga até virar um creme, acrescentar 140 g de farinha de trigo,  repare que a massa ficou bem amarelinha, por causa das primas que tenho no quintal que botam ovos caipiríssimos


Bater as claras em neve e misturar delicadamente a massa junto com uma colher de fermento e umas gotas de baunilha.

Acho que a fruta do Jardim do Édem não era maça. Porque a Eva jamais daria para o Adão comer uma maça simplesmente, assim sem mais nem menos, ela bateria uma massa e faria uma torta, claro muito mais sedutor.
 Chegou a vez delas: As Maças...




Coloque uma gotas de limão, um pouquinho de canela.


misturar a massa,


Deixa eu contar uma coisa pra vocês: Nos dois países europeus que tive a oportunidade de morar dois anos em cada um, não é costume gastar muita água, ou porque o recurso é escasso ou por causa dos hábitos adquiridos pós guerra. Por exemplo: As donas de casa não usam água para lavar cozinha, banheiro etc... na maioria dos casos nem ralo tem para escoar a água. Usa-se produtos de limpeza poderosíssimos (as europeias não fazem nada sem luvas). Outro recurso para se usar menos água e usar papel manteiga em quase tudo que for assar, assim vc retira o papel, a assadeira sai limpa e  se guarda sem lavar. Um adendo: Papel manteiga de lá é infinitamente melhor que o de cá. Não gruda nada, nadica de nada.  Parece estranho? Mas é assim. Morei numa das regiões mais secas da Espanha. O clima é desértico, em dois anos, choveu uns quatro dias e não foi seguido. NUNCA faltou água na torneira. NUNCA faltou legumes, verduras nas prateleiras, para a agricultura eles usam um sistema milenar de irrigação aprendido com os árabes. Existem saídas, existem opções sim.


Assar em forno médio até dourar




Então que você chama aquela amiga e toma um café com ela



Ou oferece a torta ainda quente com uma bola de sorvete.

E eu vou ficando por aqui com o cheiro de maça e canela no ar. Se eu fechar os olhos tenho certeza de ter voltado no tempo e ver as crianças ao redor da mesa esperando o lanche, contando as novidades e eu ouvindo-os  feliz por tê-los comigo naquele momento doce.



14 commenti:

  1. Amei seu post, garota.
    Gosto do jeito que escreve e do jeito que vc se mostra.
    Vc é leve.
    Quanto à torta de maçã, qualquer horinha faço para os meus.
    Bjs e sucesso.

    RispondiElimina
  2. Só comi em Canela/RS há algumas semanas e hoje bateu aquela vontade... Gosto de sobremesas que levam canela.
    Lola como os países europeus estão a anos luz da gente né? Como precisamos evoluir em coisas tão simples! Estou preocupada com nossos rumos, pois vamos experimentar muito amargor durante alguns anos ainda... Vai ser preciso muito torta como essa pra amenizar o sofrimento...

    RispondiElimina
  3. Viajei no post. Que carinho no meu coracao esse post fez ♡. Vou fazer a torta!

    RispondiElimina
  4. adorei, mas qd eu for te visitar cê faiz pra mim???Post lindo, fotos lindas, receita mara!
    Senti o cheiro de canela e maçã no ar tb!

    RispondiElimina
  5. hummmmmm ... Nham Nhaammm !!! Deu água na boca !!! Tô aqui imaginando o sabor dessa torta. Vou tentar fazer também. Parabéns !!!
    Bjs
    Neili

    RispondiElimina
  6. maravilha de post! sentimentos que ultrapassam as palavras...

    RispondiElimina
  7. Lola, já caiu por terra o mito de que a manteiga faz mal. O que faz muito mal é a margarina. Dizem que vc pode deixar uma embalagem aberta, com algo atrativo dentro dela, que nem assim as formigas chegam perto. rs Nunca experimentei, não sei se é verdade. A margarina é quase que um plástico "nanotecnologicamente" tratado.
    A torta é deliciosa, nunca fiz mas já comi muito. Vc sabe, eu e a cozinha temos um caso sério, que estou tentando amenizar, pq não quero mais comer comida que não sei como foi preparada, a não ser eventualmente, claro. rs
    Beijo e parabéns pela multiplicidade que vc tem.

    RispondiElimina
  8. Lola,
    que receita para lá de deliciosa!!! Amo tudo que leva maçã e essa sua torta e dica de usar o papel manteiga foi 10! E também sou contra em usar margarina, aqui em casa só uso manteiga mesmo! Fica muito mais saboroso!
    Beijos saudosos
    Adriana

    RispondiElimina
  9. Lola, amei essa receita, primeiro porque amooo receitas, rsrsr e depois porque também penso o memso sobre a manteiga, até citei teu post no meu de hoje... (sim, eu li no dia e não comentei, shame on me...)
    Mas tô comentando hoje né ?? rsrsrs
    Lindas fotos e imagino o aroma pela casa, nhac, quero um teco !!!

    Bjussssssss mil minha querida

    RispondiElimina
  10. Já fiz tantas tortas de maçã, mas nunca misturada assim à massa... já anotei e amanhã vou fazer... vou sim!!!

    Beijo Lola linda!!!

    RispondiElimina