Procure aqui o que voce perdeu

mercoledì 15 gennaio 2014

Algumas considerações

Refeitório de uma escola.


Outro dia voltando a pé do shopping na hora do jantar, passava pelas ruas e sentia o cheiro de comida, não era de alho, nem cebola era cheiro de shoyo, carne de porco, as vezes peixe. Pra mim esse cheiro vai ficar marcado na memória afetiva como cheiro do Japão, como pra mim Roma tem cheiro de castanhas assadas no inverno e Murcia na Espanha tem cheiro de arroz refogando.

......

Fico pensando como é difícil para os japoneses viverem em outro país, aqui quando você pede uma informação as pessoas te dão o tempo que demora o trajeto, tipo: Vc pega o trem na estação tal e demora 6 min pra chegar até a estação X, caminha por 12 minutos... Ou seja em XX minutos vc vai chegar no seu destino, e não é que dá certo?

.......
Tudo tão limpo por aqui que acho que é um país acéptico. No metrô ninguém é perfumado, mas ninguém é podre também, como em qualquer país país da Europa, existem os perfumadissímos e os podres de cessê.

Roma é suja, Paris é suja, aqui Tokio e as cidade que visitei são tão limpas, mas tão limpas que chegam a parecer cenário.

Os produtos de limpeza não tem cheiro, para desespero de nós brasileiras que adoramos "cheiro de limpeza", sabonete tem pouquíssimo cheiro, shampoo não tem cheiro.

........

Metrô chega dentro do aeroporto, existem várias saídas dependendo da companhia aérea que vc viajar e se por acaso seu bilhete te dá algum privilégio, vc nem passa pelo saguão, sai direto nos guichês VIP  de sua cia aérea.

.......

Escola aqui se vai obrigatoriamente  desde os três anos, das 8:00 as 17:00 almoço na escola, ensino gratuíto, uniforme até a bolsa, e material escolar oferecidos pelo governo oportunidades iguais são as pessoas quem  tem que fazer diferença e fazem. Estudam aos sábados e muitas vezes aos domingos. Aliás japonês se tiver que trabalhar no domingo, o faz sem problemas.

........

Chegar atrasado aqui é tão feio quanto bater na mãe.

......

Acho as japonesas um pouco desajeitadas com o salto alto.
Gosto delas porque tirando as brasileiras,  são como as mulheres do resto do mundo, priorizam o conforto e a a tendência quando se vestem, não sentem obrigação de ser sexy.

......


Impressionada me define.


7 commenti:

  1. ai que ótimo viajar contigo! generosa, traz até nós cada detalhe, amo! Achei ótimo esse negócio de dar informação que funciona. Infelizmente, nao dá para fazermos o mesmo. Fizemos um trajeto até a Gávea em 15 min numa semana. 15 dias depois, no mesmo horário, levamos uma hora e quinze!!! É duro.

    Pontualidade está diretamente ligada à educação, por isso a valorizam, né?

    Amando cada relato. OBRIGADA!

    RispondiElimina
  2. nossa, adoro produto de limpeza neutro ou sem cheiro, tenho alergia, espirro com cheiro de pinho sol ou com aqueles odorizantes que as pessoas "sprayam" pela casa, perfume é outra coisa, poucas pessoas sabem acertar no cheiro bom, desodorante AXE, aquilo veio dos infernos, me dá ansia de vômito rsrs. Uma coisa que é dificil acostumar é com horario certinho, aqui tb eles levam a sério o horário, eu nunca atrasei, mas nao é facil depois de tanto tempo vivendo na desorganizaçao. Aqui as pessoas dao informaçao como se tivessem em um barco ou com uma bússola, eles falam: ficam duas quadras a leste ou "segue para o norte", eu sou desorientada de leste, oeste, noroeste rsrsrs

    RispondiElimina
  3. Adorei seu post, é tão bom conhecer um pouco mais sobre outras culturas!

    RispondiElimina
  4. Olha, eu tinha um certo preconceito contra o Japão, até conhecer o Mauj, que me fez apaixonar pelo país! Agora me vem vc contar todas essas coisas! Isso é que é país de primeiro mundo! É o que não precisa aparecer e estar na mídia o tempo todo pra ser um ótimo lugar! Fiquei fascinada com o que vc contou! E é engraçado pq qndo eu limpo casa, se não sentir o cheiro de lavanda pra mim não presta! kkkk Mas qndo EU limpo, sei q tá limpo msm. E, como diz uma vizinha minha, não é pq tá cheiroso q tá limpo... Ela ia AMAR esses produtos de limpeza, pq não gosta de cheiro na casa... rs
    Beijo!!

    RispondiElimina
  5. Lola, E.S.P.E.T.A.C.U.L.A.R!!
    O que é espetacular? TUDO! Suas impressões sobre o país, as comparações que fez com outros países, o seu texto, seu modo de relatar...Adoro obter várias informações em textos curtos e eficientes. Muito legal a sua experiência! Estou amando acompanhar...Obrigada!! Beijos!!

    RispondiElimina
  6. Lola,
    Obrigada por dividir suas experiências com a gente.
    Estou adorando conhecer o Japão através das suas impressões (sinceras) e das suas lentes!
    Bjs
    Zazá

    RispondiElimina
  7. Olá, querida
    Que beleza poder conhecer outros países através dos blogs amigos!!!
    Tenha um feliz 2014!!!
    Bjm fraterno

    RispondiElimina