Procure aqui o que voce perdeu

lunedì 11 gennaio 2016

49 anos e eu nem usei todos.

Hoje dia  12  é meu aniversário dia 18 é feriado aqui nos EUA dia de Martim Luther King (MLK Day).
Traço um paralelo, MLK morreu aos 39 anos, mas fez muito mais em sua curta vida que eu farei em toda a minha.

Acreditamos que por si só o tempo se encarrega de curar todos os males e realizar sonhos, mas King (King gosto de chama-lo assim, pois  pra mim ele foi o rei do  seu tempo) acreditava  e também eu acredito que o tempo é neutro, cabe a nós,  somente a nós fazer dele algo construtivo, deixando os acontecimentos tristes para trás e olhar para frente usando o tempo ao nosso favor,  pois ele,  o tempo está sempre pronto a fazer o que é certo. Usemos-o criativamente. 

Quando esteve na faculdade, King leu sobre Ghandi (coincidência, estou lendo sua auto biografia) e se inspirou nele e nos métodos utilizados por Ghandi  para libertar pacificamente  o povo indiano da massacrante colonização inglesa.  King lutou pacificamente pela liberdade dos negros nos EUA, pelo direito ao voto, pelo fim da segregação e  pagou com a vida o desejo de liberdade.  
Liberdade na minha modesta opinião é o bem mais precioso que o ser humano pode almejar.  Mais que a educação, quantos refugiados políticos ou de guerra,  doutores diplomados estão padecendo humilhações, morrendo de fome, de frio em situações degradantes, sendo considerados afortunados aqueles que conseguem um sub emprego   na Europa e até mesmo no Brasil porque no seu país de origem não tem o direito de ser quem são, pensar o que pensam? Liberdade é um direito inato. 

Estivemos em Nova York para as festas de fim de ano e vi meus filhos livres, pegando metrô, fazendo seus próprios programas, indo a museus, parques, lojas afins, sozinhos, livres, sem medo, sem angustias.
Eu respirei liberdade,  não tive medo do homem, não tive medo de perder a vida no caminho de casa.
No meu país somos oprimidos pela violência, algo no meu interior lembrou-me do meu direito, do direito dos meus filhos a liberdade e algo exterior  lembrou-me que ele pode ser obtido.

Desde a antiguidade se luta pela liberdade,  desde o antigo Israel o povo partiu em marcha (lembrou-me de Selma) rumo a terra prometida, onde lá teriam a liberdade que lhes foi negada no Egito.

Hoje me sinto na terra prometida, no meu tempo de "descanso", Paolo e eu temos trabalhado duro na reorganização da  rotina de nossa família, aos poucos  as coisas estão se ajeitando, "meus pés estão cansados, mas minha alma está em paz"

Frase de King  “A pergunta mais persistente e urgente da vida é: ‘O que você está fazendo para os outros?"
Aos 49 anos me pergunto o que estou fazendo para o outro, que elementos estou reunindo em minha vida para ajudar o próximo?

Estou me nutrindo aqui de paz, de um sentimento de pertencimento que os americanos conhecem bem, de cidadania, pois aos 49 anos  quero ser diferente do que fui ao 48 quero levar isso comigo, pra vc, por onde eu for, onde a gente se encontrar.

É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar.
É melhor tentar, ainda que em vão que sentar-se, fazendo nada até o final.
Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder.
Prefiro ser feliz embora louco, que em conformidade viver
Martin Luther King

Francesco 11 anos, fotografado por mim - Fukuoka - Japan

20 commenti:

  1. Que texto lindo, real e que nos leva a reflexão.
    Eu entendo bem o quer dizer. É o sentimento que meus amigos e parentes sentem nos EUA e na Europa.
    Senti isso no UY onde pude usar câmeras, celular que vivo escondendo( pois custou caro rssss) e a sensação de não estar sendo uma possível vítima de assalto ou morte.
    Senti isso no RJ e fiquei poucos dias em 2012 não tinha paz e senti uma afronta não poder ser livre no meu país ou aqui ou onde for.
    Assisti Selma maravilhoso esse filme impossível não se emocionar e pesquisar a vida de Luther King depois.
    Passamos metade de nossas vidas fugindo da violência e outra metade que resta tentando viver, vencendo preconceitos, e tantas coisas mais. Sinto essa sensação ao completar 38 e muitas cirurgias e desgraceiras kkkkkkk que não vivi o tempo que me foi emprestado rsss
    Imagino a sensação sendo mãe de ver os meninos em paz e segurança usufruindo das bênçãos de um país com lei e estrutura.
    Ontem mesmo estávamos conversando sobre quanto gastamos na segurança aqui de casa, na construção de muros altos,grades, cerca,alarmes, e agora câmeras na entrada. Deixamos de fazer muita coisa affff e batalhamos muito para poder ter paz e desanima. Ver seu suor sendo direcionado para se proteger de outros humanos e ainda por cima não poder contar com a segurança pública.
    Lola viva o tempo que puder aí tenha essa experiência se bem que vcs são cidadãos do mundo. Mas o tempo que puder esquecer da nossa sina tupiniquim aproveite.
    Bjo parabéns pelo texto e informações históricas.

    RispondiElimina
  2. Pois então, Lola concordo que o tempo é invenção do homem. Antigamente o tempo era marcado por eventos naturais, grandes chuvas, grandes secas, lindas floradas e boas colheitas. A passagem do tempo podia também ser contado por nascimentos, mortes, casamentos, situações cotidianas porém marcantes para o coletivo. As ações de grandes homens e seus feitos às vezes tornam-se marcos históricos e delimitam o tempo em "antes e depois de..." Nossa vida é contada em horas, dias, meses e anos. Apenas números. O quê vale realmente é o significado que damos às nossas vidas, é como usamos o "tempo" que nos é dados pela natureza, são as lembranças que temos dos outros e das marcas que deixamos na vida de quem amamos. Neste momento tens tudo o quê precisas pra comemorar todos os dias da tua vida que são a tua família, teus projetos e neles sempre haverá tua marca de amor. Bjim!

    RispondiElimina
  3. Parabéns, pelo aniversário, pelo texto. Adoro a maneira que você faz conexões de pessoas/dados/fatos, sem pretensão de fazer parecer o texto mais do que o que é. Muitas felicidades!

    Clau

    RispondiElimina
  4. Parabéns pelo texto e pelo seu aniversário, te compreendi muito bem a 18 anos atrás decidi ser livre e criar meus filhos livres e com melhor educação vim morar na Europa e não me arrependo.Beijinhos e não se arrependa nunca seja o que for vale sempre a pena.

    RispondiElimina
  5. parabens! tudo de bom p vc no seu novo aconchego. Bjo

    RispondiElimina
  6. Parabéns, querida! Demaissss vc e o seu texto 😍😘🙏❤️

    RispondiElimina
  7. Fantástico! Seus textos sempre me tocam profundamente, parece que você escreve pra mim, estou exatamente sofrendo desse sentimento de saudades da liberdade e triste por minha filha não poder senti-la. Muitos beijos pra você nesse seu dia, parabéns e que muita liberdade.

    RispondiElimina
  8. Fantástico! Seus textos sempre me tocam profundamente, parece que você escreve pra mim, estou exatamente sofrendo desse sentimento de saudades da liberdade e triste por minha filha não poder senti-la. Muitos beijos pra você nesse seu dia, parabéns e que muita liberdade.

    RispondiElimina
  9. Muito massa o que escreveu. Parabéns e felicidades!

    RispondiElimina
  10. Uau,q aula de História e Cidadania!
    Lola,se identificar com suas palvras,é muito fácil,vivemos nessa falta de "pertencimento",a todo instante!
    Mas a coisa,muda completamente de figura,Quando os seres humanos q estão em exposição,são nossos filhos...sofremos na carne e na alma!
    Como deixar-los,viver a "liberdade necessária",a todo ser humano,em um país,como o nosso???
    Na minha opinião,só mesmo tendo uma conexão forte,com a religião,seja qual for a de cada um..,o q acalenta minha alma materna,rezar e pedir a proteção dos Santos e Anjos,pra q protejam a vida de cada uma das minhas pqnas,assim q saem de dentro de casa...e assim vos vivendo!!

    RispondiElimina
  11. Parabéns pelo teu aniversário pelo "recomeço" nessa nova terra, pela possibilidade de fazer a tua liberdade, pela tua família ter a possibilidade de viver isso contigo. Parabéns por abrir os olhos de quem te lê para o estado de pertencer, de liberdade no sentido verdadeiro da palavra... PARABÉNS!

    RispondiElimina
  12. Parabéns, pelo novo ano!
    Excelente texto. Liberdade é tudo e que vc aproveite toda essa liberdade que vc tem condições de usufruir.

    Mil bjos,
    http://www.dmulheres.com.br/

    RispondiElimina
  13. Saúde, alegrias e aprendizado na tua nova idade. E que venham assim mais 49!!!

    RispondiElimina
  14. ...se eu não te amasse tanto...se não houvesse tanta fraternidade em mim, lhe pediria que voltasse logo...rs.. mas de coração lhe desejo saúde e paz...jto à essa família linda...parabénsssssss

    RispondiElimina
  15. Lola queridona musa inspiradora minha!
    Te desejo tudo mas tudo de melhor da vida, cada um desses dias na nova idade seja de paz e aprendizado.
    Texto lindo, adoro como escreve, tão culta amiga, love you.
    Bjs

    Eli Martins

    RispondiElimina
  16. Lola, acho tão lindas tuas reflexões penso muito parecido, mas tenho dificuldade em simplificar como vc faz!
    bjs
    Elaine Lobato

    RispondiElimina
  17. Ufaa, ótima contextuização, uma aula de história! Amei a foto do filho, que viva aventuras em teus 4.9 com muita saúde. Feliz aniversário! Bju

    RispondiElimina
  18. Olá querida Lola, não sabia que havia mudado, que maravilha, sonho do meu marido, quem sabe um dia! Sucesso a vcs ai, e parabéns pelo aniversário, que seja um novo ciclo de muitas outras alegrias! Parabéns, e vai nos contando tudo! Bjossss

    RispondiElimina
  19. Lindo texto! Reflexão necessária, perto de fazer 45 e os pensamentos fervem. Esse sentimento de liberdade e pertencimento são muito bons!! Boa sorte aí!
    "Eu prefiro na chuva caminhar, que em dias frios em casa me esconder." esta frase caiu perfeitamente para a minha semana, só chove no RJ, mas é muito, isso me deprime. Ontem me permiti andar pela chuva sem reclamar, sem abrir guarda-chuva, só sentindo... foi uma experiência legal!
    Ah, obrigada pela visita!! Eu estou louca pra comprar o d e o DVD, sou antiga, rsrsrsrsrs... Bjs!!! Feliz aniversário!! De novo ou atrasado rsrsrsrs

    RispondiElimina
  20. Oi Di ! Tão bom ler tuas linhas ! Deixar as coisas tristes para trás e seguir em frente, com certeza é uma escolha acertada. Tão ruim ver quando as pessoas ficam murmurando pelo que já passou e acabam presas sem conseguir ir adiante.
    É triste nos sentirmos sem liberdade, mas infelizmente no nosso país as coisas encontram-se assim, vivemos com medo, com a segurança da família, dos amigos, da nossa própria segurança.
    Aproveita bastante. Tudo de muito bom pra vocês !!
    Um grande beijo, Lú.

    RispondiElimina